A Escola







A Escola Municipal Pera Flor faz parte do Sistema Público de Ensino, estando sob o controle da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu e atende alunos desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, com funcionamento em dois turnos: Manhã e Tarde com alunos em Horário Integral.


Teve o início de suas atividades em uma pequena casa doada a Prefeitura em 1954, por Agostinho Flores, proprietário daquelas terras onde cultivava laranja pera. Seu nome dá origem a principal avenida do bairro, assim como muitas das ruas que receberam nomes dos componentes da família Flores. O bairro tem como padroeiro Santo Agostinho, o santo preferido da família.
 A escola começou numa pequena casa com apenas uma sala de aula que atendia uma turma multisseriada e funcionou deste modo até o ano de 1960.
A partir de então, com o aumento de alunos, foi necessário recorrer ao páraco do local para que cedesse um barracão de madeira localizado ao lado da igreja da comunidade. Daí pra frente passou por várias reformas até transformar-se numa Escola Municipal com cinco salas, dois banheiros e uma pequena cozinha protegida por uma cerca de arame farpado.
 
Em 23 de março de 1971, foi inaugurada oficialmente a Escola Municipal Pera Flor porém só recebeu seu reconhecimento em 09 de outubro de 1978.
O nome Pera Flor é em homenagem a família Flores e a sua plantação de laranjas pera.

A estrutura física ainda não é perfeita para o fim a que se destina, com 13 salas de aula amplas( sendo uma totalmente equipada para atender a Educação Infantil), 01 sala  para LIBRAS e 01 sala de recursos que atendem alunos portadores de  necessidades especiais, 01 sala da direção, 01 sala de professores de fácil acesso, arejada e confortável, 01 secretaria, 01 refeitório bem arejado, 01 cozinha ampla com banheiro, 04 banheiros masculino e feminino para atender os alunos, 01 banheiro para professores e funcionários, 01 sala de informática com vários computadores, 01 sala de vídeo com Telão e aparelho Data Show, Televisão e aparelho de DVD, 01 biblioteca com um considerável número de exemplares de diversos autores, e ainda um acervo de DVD’s e jogos didáticos variados, 01 parquinho com poucos brinquedos, 01 espaço para jogos de mesa, Totó e Ping-Pong e 01 ampla quadra de esportes que ainda não é coberta.

 Ao longo de sua trajetória a Escola  teve os seguintes diretores:

•Zilda- ( 1966 - 1968)
•Yara Alves Barbosa- (1969)
•Berenice Sendenbaum – (1970-1971)
•Ivonete Oliveira das Chagas –(1972-1979)
•Maria Shirley Ferreira de Freitas –(1980-1985)
•Dulcíneia do L. Pinheiro –(1986-1992)
•Paulo Cezar Barros dos Santos- (1993-1995)
•Helenice José Ribeiro –(1996)
•Antonio Guilherme Pereira- (1997-2004)
•Alan Calisto Lelis- (2005 até os dias atuais)

Um comentário:

Unknown disse...

Escola maravilhosa que passei 10 anos da minha vida .... Tempos de Dona Dulcineia, Prof. Antonio, Dona Irene ( merendeira ), Dona maria (da barraca), Prof.Célia Regina,Dona Nádia ( JESUS!!) ... Só boas recordações. Queria muito saber noticias de todos.... Um grande abraço pra todos que lembrei e não lembrei....