Do alto, do solo ou da água, a Amazônia é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. São aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões.
Como uns dos maiores defensores da Amazônia podemos citar Chico Mendes, que foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa,quando saía para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.
O seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, foi morto em 22 de dezembro de 1988 no Acre. Francisco Mendes Alves Filho deu a sua vida pela Amazônia.
Nos dias de hoje temos que lutar pela preservação desse verdadeiro pulmão do mundo.
fonte:http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/gclid=Cj0KEQjwvqWgBRChnMjQ7u7UzOUBEiQAooXvYcptfmDj6WsKuxGTVy0c6U3QGDgwM3xYfgYDTBTaiCAaAlES8P8HAQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário